Com o propósito de consolidar uma carreira como consultor SAP, o profissional deve investir em conhecimento e prática. A Academia SAP pode ser um importante meio para buscar esse objetivo.

Mas o que é a Academia SAP? O que se aprende nela? Ela assegura um lugar de destaque no mercado de trabalho?

Confira neste artigo de que forma uma Academia SAP pode contribuir para que você inicie ou dê continuidade a uma carreira como especialista no sistema SAP ERP.

O que é a Academia SAP?

Academia SAP é o nome pelo qual o mercado conhece um conjunto de cursos com conteúdos específicos e aprofundados sobre cada um dos módulos do sistema SAP ERP, ou ainda sobre determinadas ferramentas ou tecnologias fornecidas pela SAP.

Assim, existem academias SAP específicas para:

  • O módulo de contabilidade financeira do sistema SAP ERP (SAP FI);
  • O módulo de contabilidade de custos (SAP CO);
  • O módulo de administração de materiais (SAP MM);
  • O módulo de planejamento da produção (SAP PP);
  • O módulo de vendas e distribuição (SAP SD);
  • Etc.

Posto que apresenta uma carga horária mais extensa e um maior aprofundamento nos temas abordados, o treinamento da Academia SAP se diferencia de cursos mais voltados para uma visão generalista ou introdutória acerca do sistema.

Quando optar por uma Academia SAP?

Em primeiro lugar, a opção por realizar um curso da Academia SAP deve estar ligada a uma decisão bastante madura quanto aos rumos a seguir na carreira profissional.

Assim, para quem cogita iniciar uma carreira, mas ainda não tem qualquer experiência ou mesmo contato com o sistema SAP, a Academia pode não ser a melhor escolha, ao menos nesse momento. Um curso introdutório será mais rápido, barato e dará ao aluno melhores condições de decidir se realmente é o que ele quer para sua carreira.

Por outro lado, se o profissional já tem convicção quanto à necessidade de aprofundar-se em determinada especialidade, a Academia SAP é a formação ideal. E se for de seu interesse, pode ainda pleitear uma certificação oficial, reconhecida internacionalmente.

Um exemplo: Academia SAP SD

SD (Vendas e Distribuição) é o módulo do sistema SAP ERP voltado principalmente para os processos da área comercial e de logística.

De fato, é através do módulo SAP SD que a empresa administra toda a sua estrutura comercial.

Na Academia SAP SD, todas as etapas necessárias para a configuração dos principais cenários são abordadas, dando ao aluno condições de analisar e configurar os principais cenários de SD. Essa abordagem envolve:

  • Determinação de dados e processamento coletivo;
  • Verificação da disponibilidade;
  • Dados incompletos;
  • Parceiros de negócios;
  • Embalagem;
  • Saída de mercadorias;
  • Determinação de preços;
  • Bonificações;
  • Processamento de reclamações;
  • Processamento da ordem;
  • Controle de remessa;
  • Controle do processo de faturamento;
  • Determinação de contas;
  • Controle de cópia;
  • Entre outras funcionalidades.

Em síntese, a Academia SAP SD* divide seu conteúdo programático em três partes distintas:

  • TSCM60 – Cumprimento da ordem I (Parte 1);
  • TSCM60 – Cumprimento da ordem I (Parte 2);
  • TSCM62 – Cumprimento da ordem II.

*Este exemplo é da academia SAP SD para o SAP ECC 6.0 EHP 6.

Onde e como fazer uma Academia SAP

Atualmente, há uma grande oferta de cursos da Academia SAP nas suas diversas especializações. Há os tradicionais cursos presenciais, os cursos online ao vivo e os cursos online gravados, além de diferentes combinações entre esses formatos.

Academia Presencial

Trata-se do modelo mais tradicional de treinamento, com uma carga horária fechada, datas, horários e locais previamente definidos.

Nas aulas normalmente há uma mescla de estudo teórico e laboratórios práticos, além de material para fins de autodesenvolvimento. A presença do instrutor tende a ser uma vantagem por possibilitar uma interação imediata e intensa.

Academia online ao vivo

Da mesma forma que na Academia presencial, existem datas e horários predefinidos para as aulas. A vantagem está no fato de o aluno não precisar se deslocar para o local específico em que o instrutor ministra o curso. Basta ter uma conexão com a internet.

Academia online gravada

Nesse formato, que tem sido cada vez mais procurado, as aulas estão previamente gravadas e disponíveis na internet.

Uma grande vantagem desse formato é a possibilidade de assistir às aulas em qualquer local com acesso à internet, nos horários que forem mais convenientes para o aluno.

Tanto para o aluno quanto para a empresa que oferece o curso, há a vantagem de não ser necessário aguardar a formação de uma turma para que o treinamento comece. Normalmente, ao se inscrever, o aluno pode iniciar o treinamento imediatamente.

Embora não haja um instrutor ao vivo acompanhando o aluno, essa ausência normalmente é compensada pela disponibilidade de uma estrutura de suporte que garante um retorno rápido sempre que solicitado.

Uma vez que não há uma carga horária predefinida, o aluno pode realizar o treinamento no ritmo que considerar mais proveitoso. O único cuidado a tomar é verificar por quanto tempo ele terá acesso ao material.

Sobre a certificação SAP

Em seguida à realização do treinamento em uma Academia SAP, uma possibilidade que se abre para o aluno é a de obter a certificação oficial da própria SAP, válida internacionalmente. Para tal, é preciso inscrever-se e ser aprovado em um exame de certificação.

No Brasil, não há obrigatoriedade de se obter a certificação oficial SAP para atuar no mercado como um profissional SAP. Mais que isso, na minha opinião, essa certificação ainda não conquistou suficiente prestígio para dar a um currículo um caráter diferenciado.

Mas essa é uma realidade local e de momento. Para um profissional, convém sempre avaliar de forma concreta se a certificação pode ou não fazer diferença para sua carreira.

Como é o exame de certificação SAP?

Em primeiro lugar, antes mesmo de realizar a inscrição, o candidato pode obter algumas informações que são específicas para a certificação a que ele pretende se candidatar, como os idiomas em que o exame está disponível, a quantidade de questões e o tempo limite de duração da prova.

Ao realizar a inscrição, o candidato paga uma taxa e escolhe o dia, o horário e o local de realização da prova.

A saber, a SAP tem realizado a chamada Certification Day, em que ela oferece, a um preço promocional, a possibilidade de realizar o exame em data, horário e local previamente definido.

No dia do exame, há uma tolerância de até 10 minutos para eventuais atrasos na chegada ao local. O candidato deve comparecer munido de um documento com foto e uma caneta.

A prova é monitorada por câmeras e não há possibilidade de consulta a qualquer tipo de material. Qualquer irregularidade nesse sentido pode levar o candidato a ser excluído do local do exame.

Quanto custa uma Academia SAP

O custo é um dos pontos críticos para quem pensa em fazer uma Academia SAP.

De fato, o investimento é relativamente alto, por isso sugere-se que a opção por realizar esse treinamento seja fruto de uma decisão bem amadurecida.

Um exemplo é a academia SAP SD, composta por vários cursos, que na sua versão presencial totaliza mais de 160 horas de treinamento, com um custo em torno de R$ 12 mil. Optando por cursos online, a carga horária e o preço podem variar para menos.

Conclusão

Conforme vimos, a Academia SAP é indicada para profissionais que já têm uma convicção estabelecida quanto ao seu plano de carreira. Nesse caso, o treinamento vem para sedimentar uma sólida base de conhecimento e de prática.

Entretanto, é importante salientar que, por si só, a Academia SAP não garante uma boa colocação no mercado. Cabe ao profissional utilizar essa carga de conhecimento para obter resultados efetivos e assim ganhar reputação.

Finalmente, é preciso ter clareza de que a formação de um especialista em SAP não se encerra com a Academia SAP. Conhecimentos além das fronteiras do mundo SAP acrescentam muito ao perfil de um bom profissional.

Além disso, a própria SAP está sempre se renovando em termos de absorção de novos conceitos e novas tecnologias. O bom profissional não pode ficar alheio a esse movimento.

Academia SAP: tudo o que você precisa saber
5 (100%) 3 votos