Tempo de leitura: 5 minutos
Como um curso SAP pode impulsionar a sua carreira?
5 (100%) 3 votos

Como um curso SAP pode te ajudar a ter mais oportunidades em grandes empresas? Será que ele pode te proporcionar cargos estratégicos? Confira neste artigo as respostas para estas e outras perguntas.

Um curso SAP está estreitamente ligado a tecnologia de softwares, especificamente com os softwares de gestão empresarial. Um curso SAP aborda as tecnologias e processos empresariais que um módulo específico do sistema SAP ERP gerencia.

Sabemos que a tecnologia é uma das maiores evoluções humanas e com ela é possível automatizar a maioria dos processos empresariais, principalmente aqueles processos que seguem um padrão.

Um curso SAP pode impulsionar a sua carreira capacitando você a utilizar o sistema SAP ERP para a execução e configuração dos processos empresariais.

Como consequência, os conhecimentos adquiridos em um curso SAP, te deixarão habilitado a ajudar organizações a automatizar os seus processos.

Você poderá fazer isso de duas maneiras: sendo um funcionário ou atuando como um consultor contratado para apoiar a empresa em áreas que ela não tem expertise.

Confira na lista abaixo os tópicos que abordaremos neste artigo:

  • Como um curso SAP pode te ajudar a ter mais oportunidades em grandes empresas?
  • Como um curso SAP pode te proporcionar cargos estratégicos?
  • Como um curso SAP pode te manter em contato com tecnologia de ponta?
  • Qual curso SAP eu devo escolher para a minha carreira?
  • Quanto eu devo investir em um curso SAP?

Como um curso SAP pode te ajudar a ter mais oportunidades em grandes empresas?

Curso SAP - Oportunidades

Grandes instituições possuem alto volume de processos empresariais, como compra de suprimentos, vendas de produtos e mercadorias, contas a receber, contas a pagar e muitos outros.

Para gerir todos eles, mantendo todos os departamentos sincronizados com os objetivos da corporação, se faz necessário a utilização de um software de gestão empresarial, um sistema ERP.

A SAP é uma empresa alemã desenvolvedora de softwares e apoia as grandes empresas com o seu sistema SAP ERP. Ela lidera o mercado de sistemas ERP, com atuação em diversos países, inclusive no Brasil.

Em diversos anúncios, a SAP divulga o seu grau de participação no mercado em termos de vendas de seus softwares empresariais, exibindo a sua fração do mercado, seu market share.

A companhia alemã já possui mais de 51% de market share entre as grandes empresas do Brasil. O mercado brasileiro de sistemas de gestão empresarial já é o segundo que mais cresce globalmente, atrás apenas da China.

Com o crescimento de projetos de implantação do SAP ERP, projetos de melhorias e projetos de suporte, a busca por profissionais qualificados no mercado brasileiro aumentou significativamente.

Aqueles que se especializam nas soluções da SAP, principalmente no SAP ERP, possuem larga vantagem competitiva no mercado de trabalho e tornam-se desejados e disputados por grandes empresas.

A melhor forma de se qualificar para trabalhar com o sistema SAP ERP, é através de um curso SAP que seja mais aderente ao perfil do futuro consultor.

Cada módulo do sistema SAP ERP vai gerenciar os processos empresariais de determinados departamentos em que estes especialistas poderão atuar. Veremos mais sobre isso adiante, neste artigo.

Como um curso SAP pode te proporcionar cargos estratégicos?

Um curso SAP vai capacitar o aluno a entender como os processos empresariais funcionam dentro do sistema SAP ERP e a configurar estes processos.

Durante esse processo de analisar os requisitos das áreas de negócios (departamentos financeiros, custos, suprimentos, produção, comercial, etc) e a aderência do sistema ao processo empresarial, o profissional vai ter contato com diversos níveis hierárquicos da empresa.

Em muitas ocasiões, o profissional terá a oportunidade de mostrar todo o seu conhecimento, estando cada vez mais em evidência.

O domínio de determinados processos poderá habilitar o profissional SAP a cargos estratégicos justamente por ter condições de tomar decisões importantes que ajudarão no crescimento dos resultados positivos da empresa.

É comum vermos consultores SAP recebendo propostas de empresas para assumirem cargos estratégicos de vários níveis, de supervisores a gerentes, de acordo com a experiência e maturidade do profissional.

Como um curso SAP pode te manter em contato com tecnologia de ponta?

Ao longo dos anos, a SAP vem investindo em pesquisas para manter-se uma empresa inovadora, pioneira e de olho nas tendências de mercado, como por exemplo as aplicações na nuvem, IoT, etc.

Neste aspecto importante da inovação, um curso SAP vai te manter atualizado e alinhado com as necessidades dos mais variados segmentos de empresas espalhadas pelo globo.

Consultorias SAP e empresas de vários portes costumam investir em seus colaboradores talentosos, principalmente em sua educação profissional.

Essa educação profissional, como um curso SAP, traz resultados expressivos a longo prazo. Desde economia com contratações de funcionários especializados, até a redução de perdas financeiras por instabilidade de seus sistemas.

Curso SAP - Tecnologia

O aluno de um curso SAP, tem a oportunidade de ter contato direto com o que há de melhor no mercado de tecnologia. Sistemas ERPs, SGBDs, IDEs e linguagens de programação, além de Hardwares potentes para suportar todos estes softwares, como Storages, servidores de vários tipos e portes, entre outros equipamentos.

Qual curso SAP eu devo escolher para a minha carreira?

Responder essa pergunta parece fácil e óbvia, mas não é. Para responder esse questionamento, é necessário saber com que área de negócio o profissional tem mais afinidade ou até mesmo saber se ele não tem afinidade nenhuma com as áreas de negócios.

Com base nessa resposta, podemos sugerir que o profissional faça um curso SAP do módulo que contempla a maior parte dos processos empresariais que ele tem afinidade.

Vejamos alguns exemplos logo abaixo:

  • Para profissionais das áreas de finanças, contabilidade e fiscal, recomendamos um curso SAP do módulo SAP FI.
  • Para profissionais das áreas de controladoria, custos e lucros, recomendamos um curso SAP do módulo SAP CO.
  • Para profissionais das áreas de suprimentos, almoxarifado, controles de estoques e recebimentos, recomendamos um curso SAP do módulo SAP MM.
  • Para profissionais das áreas de fabricação/produção, recomendamos um curso SAP do módulo SAP PP.
  • Para profissionais das áreas de comercial, expedição, logística e faturamento, recomendamos um curso SAP do módulo SAP SD.
  • Para programadores, recomendamos um curso SAP ABAP, que é a linguagem de programação mais utilizada no sistema SAP ERP.
  • Para profissionais de TI que trabalham ou que tem afinidade com a infraestrutura de servidores, como backups e banco de dados, recomendamos um curso SAP Basis.

Os exemplos acima ilustram os vários cursos que podem ser feitos para atender os mais variados processos empresariais.

Quanto eu devo investir em um curso SAP?

Até o momento da escrita deste artigo, dependendo da área de atuação de interesse, o seu investimento em educação profissional com um curso SAP pode variar de R$ 8.500,00* a R$ 40.000,00** com academias oficiais.

Além destes investimentos citados acima, também existe a opção de comprar cursos SAP projetados por empresas independentes, como a Evo Educação. Os cursos oferecidos por empresas independentes podem ser bastante acessíveis e de excelente qualidade.

Um bom motivo para fazer um curso SAP com uma empresa independente é a possibilidade do aluno investir um valor menor e já ter contato com o sistema SAP ERP, tendo noção se é exatamente essa carreira que ele deseja seguir antes de investir em uma academia SAP oficial.

Por exemplo, no Curso SAP ALL da Evo Educação, o aluno é capacitado a configurar e operar diversos processos empresariais dentro do sistema SAP ERP. O curso mostra diversas configurações dos módulos SAP FI, CO, MM, PP e SD.

*Exemplo da e-academy SAP SD, **Exemplo da academia SAP PI

Conclusão

Como vimos neste artigo, uma carreira SAP pode ser bastante promissora e com grandes possibilidades de crescimento. Quem faz um curso SAP pode atuar como gerente de projetos, especialista em um módulo específico, desenvolvedor abap, administrador do sistema (Basis) ou key user das áreas de negócios.

Você gostou deste artigo? Inscreva-se em nossa newsletter e seja um dos primeiros a receber esses conteúdos diretamente no seu e-mail.

Receba nossos melhores conteúdos!

Cadastre-se em nossa lista VIP e receba nossos melhores conteúdos por e-mail.