Você sabe o que é ERP? Neste artigo você vai entender para que ele serve e como ele apoia a gestão dos processos empresariais de uma corporação.

Em tecnologia da informação é comum abreviarmos grandes nomes para algumas siglas. Este é o caso dos sistemas ERP.

Confira os tópicos deste artigo:

  • A importância de um ERP
  • Exemplos do funcionamento de um ERP
  • O que é e o que significa ERP?
  • A arquitetura cliente/servidor de um ERP

A importância de um ERP

As maiores empresas do mercado global estão muito competitivas, com estratégias complexas e voltadas ao alto consumo de tecnologia.

Diferente dos séculos passados, onde dependia-se muito da força da mão de obra, atualmente a tecnologia tem proporcionado meios mais simples e eficazes para a tomada de decisões através dos ERPs.

Esse tipo de sistema contempla o controle de vários processos empresariais de vários departamentos simultaneamente. Tais controles são feitos por diversas pessoas, colaborando entre si para o melhor aproveitamento dos processos dentro da empresa. Assim, dizemos que ele é um sistema integrado de gestão empresarial.

É praticamente impossível uma grande empresa não ter um sistema ERP controlando seus processos empresariais. Sem um ERP os departamentos de uma empresa não se integrariam e suas informações não seriam visíveis, úteis e reaproveitáveis.

O ERP é parte fundamental do fluxo de informações e processos de uma corporação. Ele aperfeiçoa as atividades, dando respaldo aos gestores na tomada de decisões importantes, proporcionando agilidade e clareza nas ações mais importantes.

Os ERPs são sistemas de informação que integram todos os dados e processos empresariais de uma organização em um único sistema, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios em tempo real.

Exemplos do funcionamento de um ERP

Como falamos, estes sistemas controlam todos os processos empresariais de vários departamentos, como por exemplo: processos comerciais, processos de compras e suprimentos, processos industriais e de produção, processos de contabilidade, processos financeiros (contas a pagar, contas a receber, controle de ativos, etc), processos de recursos humanos (treinamentos, gestão de pessoas, cargos e salários, etc) e muitos outros.

Hoje, devido à globalização, as análises precisam ser em tempo real e a tomada de decisão mais rápida e precisa.

Com o apoio do ERP, há uma grande facilidade na comunicação entre os departamentos da organização, fazendo com que as ações corretivas e ações estratégicas sejam tomadas em pouco tempo.

Por exemplo: o departamento de vendas pode verificar em tempo real o seu plano de vendas e confrontá-lo com o plano de produção, garantindo eficiência na movimentação do estoque.

Da mesma forma, o departamento financeiro consegue analisar a saúde financeira dos clientes e fornecedores, tendo sucesso na gestão do fluxo de caixa da empresa.

Neste contexto, o SAP ERP se destaca no cenário nacional com um market share de mais de 50% entre as grandes corporações.

O que é e o que significa ERP?

ERP é uma abreviação do inglês Enterprise Resource Planning, que traduzindo para o português, de forma livre, significa: Sistema Integrado de Gestão Empresarial.

A arquitetura cliente/servidor de um ERP

Sabemos dos benefícios e vantagens da utilização de um ERP em uma empresa, mas você sabe como funciona a arquitetura tecnológica que controla os processos empresariais?

Para que várias pessoas, de vários departamentos, tenham acesso aos mesmos dados em tempo real, é necessário que elas acessem o servidor. Para isso, elas usam um cliente (uma parte do sistema instalada nas estações de trabalho) que conecta no servidor.

Desta forma, temos a denominação em inglês “client/server”, traduzindo para o português: cliente/servidor.

o que e erp

Exemplo de uma arquitetura client / server

Todas as informações ficam gravadas em um grande banco de dados, disponível na rede da empresa. Ou, em outros casos, disponíveis na nuvem para que os funcionários possam acessá-las.

Conclusão

Neste artigo, você entendeu o que é ERP (sistemas ERP) e como ele pode ajudar a controlar os processos empresariais de uma organização.

Você já trabalha em uma empresa com algum ERP controlando os processos empresariais? Conte para nós um pouco da sua experiência e inscreva-se em nossa newsletter para ser um dos primeiros a receber os nossos conteúdos.

Receba nossos melhores conteúdos!

Cadastre-se em nossa lista VIP e receba nossos melhores conteúdos por e-mail.


O que é ERP?
5 (100%) 1 voto