O que é SAP CO?

Você está aqui:>>>O que é SAP CO?
  • SAP CO

O que é SAP CO?

Você sabe o que é SAP CO? Você conhece todos os controles de custos e lucros que este módulo oferece? Confira todos os detalhes neste artigo.

Um dos maiores benefícios de um sistema ERP, como o SAP ERP, é fornecer informações apuradas sobre os custos e os lucros que acontecem nos diversos processos de uma empresa. O SAP CO é o módulo de controladoria que a SAP desenvolveu para suprir estas necessidades de apuração, apropriação, controle dos custos e análise de lucratividade.

Continue lendo este artigo para saber mais sobre os seguintes tópicos:

O módulo SAP CO

O objetivo do módulo SAP CO é fazer corretamente a apuração e apropriação dos custos incididos na fabricação e no consumo de produtos, garantindo que a valorização do estoque esteja correta e coerente com as particularidades da empresa.

Este módulo também é responsável por fazer a demonstração de resultados, apontando as linhas de produtos e processos empresariais que trazem lucro a organização.

A contabilidade de custos tem a característica de mostrar os detalhes dos custos dos processos gerenciais de uma instituição, e por isso também é chamada de contabilidade interna.

O que significa SAP CO?

Mas afinal, o que significa SAP CO? A sigla CO é a abreviação em inglês de Controlling. Sua tradução de forma livre é: Controladoria. Em fóruns da internet ou até falando com profissionais que trabalham com o SAP ERP, você vai ouvir falar de SAP CO como o módulo de contabilidade de custos.

A contabilidade de custos (SAP CO)

Nas apurações de custos entram desde cálculos relativos as etapas de fabricação de produtos (como o consumo de horas de uma máquina de produção, o consumo de horas de mão de obra, custos de matéria-prima, custos de produtos semi acabados e vários outros custos que podem ser adicionados ao processo) a cálculos relativos ao consumo interno da empresa.

Com o módulo SAP CO é possível que uma organização identifique onde ocorreram os custos e até o tipo da despesa que está sendo gerada. Além disso é possível fazer o planejamento de custos através de orçamentos com bastante detalhes, sendo controlados até por versões de orçamentos.

A literatura da contabilidade de custos é muito extensa, abordando diversos métodos e técnicas de apurações nos mais variados ramos de atividades de uma empresa. O módulo SAP CO é flexível o suficiente para facilitar os controles e análises, tornando a tomada de decisão mais rápida e assertiva, garantindo a eficiência das operações e a valorização correta dos estoques das empresas.

A contabilidade de centro de lucros (CO-PA / PCA)

Além do gerenciamento dos custos nos processos empresariais, no módulo SAP CO também temos o gerenciamento dos lucros. O sub-componente CO-PA faz a análise da lucratividade durante a integração com outros módulos, principalmente com o módulo SAP SD.

A partir do SAP ERP (versão 6), no módulo SAP CO, o controle de centro de lucro é feito através do sub módulo PCA (sigla para abreviação em inglês de Profit Center Accounting) que traduzindo para o português é: Contabilidade de Centro de Lucro.

Como o nome sugere, estes sub-componentes fazem a apuração da lucratividade das operações corporativas, apontando as áreas e processos mais eficientes. Então a partir deste conceito, podemos afirmar que o módulo SAP CO não controla somente custos, mas controla também a lucratividade.

Sub-componentes do módulo SAP CO

O módulo SAP CO está dividido em vários sub módulos para atender os mais variados processos de cada empresa e entre eles podemos destacar os seguintes:

  • Contabilidade de centros de custos (CO-OM-CCA)
  • Contabilidade de centros de lucro (EC-PCA)
  • Contabilidade de classes de custo (CO-OM-CEL)
  • Controlling de custos do produto (CO-PC)
  • Demonstração de resultados (CO-PA)

Processos do módulo SAP CO

Para não ficarmos muito na parte conceitual, vou mostrar abaixo algumas telas dos cadastros e processos dentro do sistema SAP ERP.

Centros de custos

O centro de custo é um dos pilares da contabilidade de custos. O SAP CO permite que os analistas das áreas de negócios façam os cadastros para as mais variadas necessidades.

A tela abaixo mostra o cadastro do centro de custo 1110 que é um centro de custo da diretoria. Obviamente todos estes dados são fictícios, mas já ilustram bem como é feito o armazenamento das informações.

SAP CO - Centro de custo

Exemplo de um cadastro de um centro de custo (transação KS03).

Hierarquia standard de centros de custos

Após o cadastro do centro de custo, é possível formar a estrutura hierárquica standard de centro de custo de acordo com a necessidade da empresa. Veja na tela abaixo o exemplo em que temos a empresa 7000, com o centro de custo 1200-Refeitório dentro da hierarquia corporativa.

SAP CO - Hierarquia standard de centros de custos

Exemplo de uma estrutura hierárquica de centro de custos (transação OKENN).

Ordens internas

As ordens internas são documentos que podem ser utilizados em vários processos empresariais para absorver lançamentos e permitir que a contabilidade de custos possa identificar onde o custo aconteceu e qual é a sua relação no processo.

Uma ordem interna também pode ser usada para controlar o processo de lucratividade, identificado onde o lançamento está acontecendo ou onde o processo está ocorrendo, como uma venda por exemplo.

SAP CO - Ordem interna

Exemplo de uma ordem interna (transação KO04).

Integração do módulo SAP CO com outros módulos

Integração com o módulo SAP FI

Ao realizar lançamentos na contabilidade de custos é possível que outros lançamentos também sejam realizados na contabilidade financeira (SAP FI) automaticamente, desta forma é possível ter a automatização de diversos processos.

Uma curiosidade é que muitas empresas e consultorias dão preferência para profissionais que tem conhecimentos apurados nos dois módulos, denominando esses profissionais de FICO.

Integração com o módulo SAP MM

Como dito anteriormente, um dos grandes objetivos do módulo SAP CO é fazer o custeio e a valorização correta dos estoques. No sistema SAP ERP o módulo que faz o gerenciamento do estoque e o gerenciamento da compra de suprimentos é o módulo SAP MM.

Nas rotinas de fechamento mensal da contabilidade de custos está a análise das aquisições de matéria-prima, insumos, movimentações de mercadorias entre outros processos que são contemplados dentro do módulo SAP MM.

Integração com o módulo SAP PP

Existe uma integração muito forte com o módulo SAP PP, pois a maior parte da análise de custos está ligada com a fabricação de produtos, o consumo de recursos de mão de obra e tempo de trabalho das máquinas.

Integração com o módulo SAP SD

Para que seja possível apurar a lucratividade dos processos empresariais, como o processo de vendas, é necessário a integração do módulo SAP SD com o módulo SAP CO.

Em várias telas dos processos de SD podemos observar os campos que ligam os processos comerciais com os processos de lucratividade e custos, como os campos de centros de custos, centros de lucros e ordens internas.

Conclusão

Chegamos ao fim do artigo sobre o módulo SAP CO e esperamos que você tenha entendido o propósito deste módulo e como ele ajuda as empresas em seus processos.

Se você ainda não leu, que tal ler o nosso artigo sobre quanto ganha um profissional que trabalha com SAP?

O que é SAP CO?
5 (100%) 1 voto

Sobre ou Autor:

Bacharel em Ciências da Computação, seu perfil profissional está solidamente construído com experiência no sistema SAP ERP. São mais de 18 anos de utilização, com projetos de implantação, upgrade, melhorias, suporte e treinamentos.

6 Comments

  1. Rayane Rodrigues 24/03/2018 em 15:18 - Responder

    adorei o artigo! <3

  2. Paula 16/08/2018 em 19:08 - Responder

    Vc da curso de SAP?

  3. Eduardo Ramalho 24/08/2018 em 17:21 - Responder

    Muito bom o artigo. Trabalho em uma empresa que utiliza o SAP desde 2006 e devido ao grande número de skus/materiais, temos dificuldade na apuração da lucratividade por produtos, clientes, família de produtos, etc.
    O CO-PA pode ajudar nessa tarefa? No CO-PA é possível analisar a lucratividade considerado um preço de custos de mercado, ou seja, alterar a precificação de matérias primas/semi acabado?

    • Jader Silva 01/10/2018 em 07:56 - Responder

      Olá Eduardo,

      Eu precisaria analisar detalhadamente as configurações dessa empresa para te responder com precisão, mas, de modo geral, é possível sim, talvez precise de alguns ajustes nas configurações e um pequeno desenvolvimento ABAP.

      Abraço.

Deixar Um Comentário

error: Desculpe, a cópia de conteúdo não é permitida.