Tempo de leitura: 3 minutos
O que é SAP ERP?
5 (100%) 2 votos

O SAP ECC é um dos principais produtos da SAP. Ele é o seu sistema integrado de gestão empresarial, o SAP ERP. Confira neste artigo todos os detalhes e fique por dentro!

Certamente você chegou a este artigo sobre o SAP ERP sabendo o que é SAP e também sabendo o que é ERP. Se você ainda não sabe, sugerimos que você leia os artigos abaixo para ter uma melhor compreensão deste artigo:

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, podemos entrar em detalhes. O SAP ECC é um dos principais produtos da SAP. Ele é o seu sistema integrado de gestão empresarial, o SAP ERP.

O que significa SAP ECC?

A sigla ECC é a abreviação de Enterprise Core Component. Traduzindo para o português seria Componente Empresarial Central.

O nome do ERP da SAP foi evoluindo ao longo dos anos. Até 2003, o SAP ERP era chamado de SAP/R3. Já em 2007, era chamado de mySAP ERP e hoje, a versão mais recente deste produto é o S/4HANA.

ECC é uma nomenclatura dada para o ERP da SAP em sua última versão antes do surgimento da tecnologia SAP HANA. Para facilitar o entendimento, vamos chama-lo de SAP ERP.

Principais módulos do sistema SAP ERP

Como você viu no artigo sobre ERP, ele gerencia as informações de vários departamentos de uma empresa. Assim, o sistema SAP ERP é divido em diversos módulos que atendem estes departamentos.

SAP ERP

Os módulos mais conhecidos e utilizados aqui no Brasil são os listados a seguir:

SAP FI

FI é uma abreviação de Financial Accounting, que traduzindo para português é contabilidade financeira. Logo, SAP FI é o módulo da contabilidade financeira, também conhecida como contabilidade externa.

Este módulo é responsável por controlar diversos processos empresariais de contabilidade e finanças.

Confira este artigo completo sobre SAP FI.

SAP CO

O módulo de controladoria que abrange a contabilidade de custos e a apuração da lucratividade é o SAP CO, onde CO é uma abreviação de Controlling.

Este módulo é responsável por fazer todos os controles dos processos de custos e lucros. A controladoria também é conhecida como contabilidade interna.

A integração deste módulo com o módulo SAP FI é tão forte que a SAP pretende mesclá-los no SAP S/4HANA.

Confira este artigo completo sobre SAP CO.

SAP MM

MM é a abreviação Materials Management, ou seja, Administração de Materiais. A administração de materiais é o módulo que controla os processos de compras e suprimentos.

Este módulo tem forte ligação com o módulo de administração de armazéns, o SAP WM.

Leia mais sobre SAP MM.

SAP PP

PP é a abreviação de Production Planning, que significa Planejamento de Produção. Este módulo é responsável por fazer todos os controles dos processos relacionados à produção.

Entenda o que é SAP PP neste artigo completo.

SAP SD

SD é a abreviação de Sales and Distribuition. Traduzindo para o português seria Vendas e distribuição. Este módulo é responsável por fazer todos os controles de vendas e distribuição, desde processos comerciais, expedição e logística até o faturamento.

Confira o artigo de SAP SD.

SAP WM

WM é a abreviação de Warehouse Management, que seria em português Administração de Armazém. Este módulo é responsável controlar a posição das mercadorias nas ruas e prateleiras dentro de um armazém.

SAP HR

HR é a abreviação de Human Resource, ou seja, Recursos Humanos.  Como o nome sugere, este é o módulo que gerencia os processos de recursos humanos.

SAP QM

QM é a abreviação de Quality Management, que traduzindo para português é administração de qualidade. Este módulo é responsável por controlar os processos relacionados à qualidade dos produtos recebidos e expedidos de uma empresa.

SAP PM

PM é a abreviação de Plant Maintenance, ou seja, Manutenção de Plantas. Este módulo é responsável por fornecer controles às áreas de manutenção das indústrias e as áreas dos centros fabris.

Conclusão

Como podemos observar, existem muitas abreviações para tantos módulos existentes no sistema SAP ERP. Todos estes módulos integrados apoiam as decisões que norteiam os caminhos das informações de cada departamento.

Para que um profissional seja capaz de utilizar o sistema, realizando operações empresariais ou configurando o sistema, ele precisa capacitar-se através de um curso SAP. Saiba mais sobre como um curso SAP pode impulsionar a sua carreira neste artigo exclusivo.

Gostou deste artigo? Tem alguma sugestão? Comente abaixo e inscreva-se em nossa newsletter para ser um dos primeiros a receber os nossos conteúdos.

Receba nossos melhores conteúdos!

Cadastre-se em nossa lista VIP e receba nossos melhores conteúdos por e-mail.