Você sabe o que é SAP FI? Você conhece todos os processos empresariais que ele é capaz de contemplar? Confira todos os detalhes neste artigo.

Em um sistema ERP, existem vários módulos que apoiam os diversos processos empresariais de cada departamento de uma empresa. No sistema SAP ERP, o módulo SAP FI é responsável pela contabilidade financeira e apoia os processos de finanças e contabilidade.

O SAP FI é um módulo bastante extenso, pois gerencia muitos processos empresariais importantes. Neste artigo, vou explicar de forma resumida, mas clara o bastante para seu entendimento, quais são as principais características do SAP FI.

Você vai ler:

  • Introdução a contabilidade financeira (SAP FI)
  • O que significa SAP FI?
  • Sub-componentes de SAP FI
  • Integração com outros módulos
  • Exemplo de processos de SAP FI

Introdução a contabilidade financeira (SAP FI)

É através do módulo de contabilidade financeira que uma empresa demonstra todos os seus resultados aos governos e órgãos competentes. Por isso, ela também é conhecida como contabilidade externa.

Em cada país, as regras e órgãos que regulamentam a contabilidade mudam. Para atender estas necessidades, a SAP desenvolveu diversas funcionalidades voltadas para cada país.

Estas funcionalidades são denominadas Localização. A Localização Brasil da contabilidade financeira é responsável por fornecer e controlar todas as informações pertinentes ao nosso país, desde apuração de impostos até processos fiscais, como os livros de apuração.

No Brasil, podemos destacar os seguintes livros fiscais: livros de entradas, livros de saídas, análise de estoques, inventário, apuração de impostos como ICMS, IPI entre outros.

Estes livros fiscais, tecnicamente falando, são relatórios que você pode fazer diversos filtros até chegar na informação desejada usando as técnicas avançadas do SAP ALV.

Uma curiosidade sobre o assunto é que devido a complexidade desse aspecto fiscal no Brasil ser tão grande, a SAP está migrando todos os controles fiscais para um sistema exclusivo, mais robusto e apropriado, chamado SAP TDF. TDF é uma sigla da abreviação do inglês Tax Declaration Framework. Traduzindo para o português de forma livre: plataforma de declarações fiscais.

O que significa SAP FI?

A sigla FI é uma abreviação em inglês de “FInancial Accounting”. Sua tradução para o português é contabilidade financeira.

Este módulo é responsável por controlar diversos processos contábeis e processos financeiros de uma empresa, como o plano de contas, as contas do razão, a contabilidade de clientes (também conhecida como contas a receber), a contabilidade de fornecedores (conhecida como contas a pagar), contabilidade bancária, administração de viagens, contabilidade de imobilizados, entre outros processos.

Sub-componentes de SAP FI

A Contabilidade Financeira (SAP FI) possui diversos sub-componentes para atender a diversas áreas de interesse da empresa relacionadas a finanças e contabilidade.

Podemos dizer que sub-componentes são sub-módulos de um módulo principal, uma técnica muito comum de se ver no sistema SAP ERP. Atualmente podemos destacar os seguintes sub-componentes:

  • Razão (FI-GL)
  • Contabilidade de fornecedores (FI-AP)
  • Contabilidade de clientes (FI-AR)
  • Contabilidade bancária (FI-BL)
  • Contabilidade de imobilizado (FI-AA)
  • Administração de fundos (FI-FM)
  • Administração de viagens (FI-TV)
  • Ledgers especiais (FI-SL)

Estes sub-componentes atendem processos empresariais de vários níveis de complexidade. Observamos que, no mercado, háprofissionais SAP que focam e são especialistas em apenas um sub-componente, como o sub módulo FI-AA.

Integração com outros módulos

O módulo SAP FI tem relacionamento direto com diversos outros módulos do sistema SAP ERP. Vamos ver alguns exemplos:

SAP CO

Ao realizar lançamentos em algums transações do módulo SAP CO, é possível que outros lançamentos também sejam realizados na contabilidade financeira automaticamente. Desta forma é possível ter uma automatização de diversos processos.

SAP MM

No módulo SAP MM, podemos ver a integração acontecer quando as movimentações de mercadorias geram os lançamentos nas contas do razão, e, o faturamento dos pedidos de compras geram despesas, ou seja, os lançamentos em contas a pagar.

SAP PP

A execução da produção faz integração com o módulo SAP FI ao realizar a entrada de produtos acabados no estoque.

Na verdade, nesse processo também temos a integração do módulo SAP PP com os módulos: SAP CO (para lançamentos dos custos de produção), SAP MM (entrada de mercadorias no estoque, geração de necessidades, etc) e também com o módulo SAP SD (quando a produção pode ser para um venda sob encomenda).

SAP SD

Em vendas e distribuição (módulo SAP SD) vemos facilmente a integração com o SAP FI quando os faturamentos das vendas geram as receitas, ou seja, os lançamentos nas contas a receber. Também podem existir faturamentos que vão movimentar apenas as contas do razão e não necessariamente gerar partidas em contas a receber.

Além destes módulos, diversos outros módulos vão gerando os lançamentos automaticamente na contabilidade financeira e é possível acompanhar tudo em tempo real, através dos mais variados relatórios disponíveis.

Exemplos de processos de SAP FI

Vamos sair um pouco da teoria e vamos ver algumas imagens de alguns processos gerenciados pelo módulo SAP FI a fim de absorver o conteúdo visto até aqui.

Cadastro de contas do razão

O cadastro de contas do razão é um dos dados mestres mais importantes do módulo SAP FI. Sem as contas do razão cadastradas, praticamente não é possível utilizar o sistema SAP ERP de forma satisfatória, aproveitando suas integrações. Na imagem abaixo temos o cadastro da conta 792000, para a empresa 7000.

SAP FI - Cadastro de contas do razão

Exemplo de um cadastro de conta do razão (transação FS00).

Cadastro de clientes

O cadastro de clientes é outro dado mestre muito relevante do módulo SAP FI. Os clientes serão muito usados no módulo SAP SD como parceiro nos processos de vendas. No exemplo abaixo podemos ver o cliente de código CBR-0001 cadastrado na empresa 7000.

SAP FI - Cadastro de clientes

Exemplo de um cadastro de cliente (transação FD03).

Lançamento em contas do razão

O exemplo abaixo demonstra uma transação de lançamentos de valores (débito e crédito) em contas do razão. O sistema permite que várias contas do razão sejam utilizadas na composição do lançamento.

o que e sap fi

Exemplo de uma transação do módulo SAP FI (transação FB50).

Conclusão

Neste artigo vimos como o módulo SAP FI é importante. O SAP FI é o primeiro módulo a ser configurado durante a implantação do sistema SAP ERP. Por isso, podemos dizer que o SAP FI é a base para a configuração dos demais módulos do sistema.

Como você deve ter notado, existem muitos módulos no sistema SAP ERP e para um profissional especializar-se no módulo SAP FI ele precisa fazer sua capacitação através de um curso SAP que contemple este módulo.

O que você achou deste artigo? Participe! Comente abaixo e inscreva-se em nossa newsletter para ser um dos primeiros a receber os nossos conteúdos.

Receba nossos melhores conteúdos!

Cadastre-se em nossa lista VIP e receba nossos melhores conteúdos por e-mail.


O que é SAP FI?
5 (100%) 2 votos