O que é SAP HANA?

Você está aqui:>>>O que é SAP HANA?
  • SAP HANA - Computação em memória

O que é SAP HANA?

SAP HANA é uma das tecnologias mais promissoras do mercado de softwares. Confira neste artigo o que é SAP HANA, suas principais aplicações e características.

Há muito tempo o mercado corporativo exige grande esforço das áreas de tecnologia da informação para armazenar dados, processá-los e entregá-los em tempo hábil aos seus usuários. A SAP pode ter encontrado a solução ideal para estas questões.

Inovando mais uma vez, a SAP apresentou ao mundo uma nova plataforma de processamento de dados em grande escala, o SAP HANA.

O SAP HANA pode mudar radicalmente o mercado de softwares, desde sistemas ERPs, sistemas de BI, sistemas de gerenciamento de banco de dados e até aplicativos para dispositivos móveis, eliminando de vez a necessidade de vários sistemas para entregar os dados aos seus usuários.

SAP HANA

SAP HANA é uma plataforma de processamento de dados em grande escala, em tempo real, usando computação em memória. Ela é uma das tecnologias mais inovadoras da empresa nos últimos 20 anos.

Antes de ser uma plataforma que integra banco de dados e aplicação em um único lugar, o SAP HANA foi apresentado em 2011 como um banco de dados de alta performance. Em seguida, a partir de 2013, ele foi lançado oficialmente como uma plataforma, recebendo várias características técnicas que impressionam.

A partir do momento em que o SAP HANA foi estabelecido como uma plataforma, outros softwares da SAP, principalmente os softwares de gestão empresarial, foram construídos para essa plataforma.

Banco de dados do SAP HANA

Uma das principais características do SAP HANA é o banco de dados em memória, uma tecnologia disruptiva e inovadora. Os cálculos complexos sobre dados não são executados na camada de aplicação, eles foram movidos para o banco de dados.

Na prática, o banco de dados teve mudanças profundas para o armazenamento mais eficiente das informações. Em um banco de dados comum, os dados são armazenados em tabelas, com os campos em colunas e os registros em linhas. Na versão em memória, os registros são armazenados em colunas e os campos em linhas.

SAP HANA - Tabelas

Essa característica permitiu, além de outras coisas, um aumento significativo na compactação do banco de dados e dos índices das tabelas. Existem estudos e testes que mostram a incrível redução do tamanho do banco de dados de 10 terabytes para 2 terabytes.

No sistema SAP ERP em sua última versão, o S/4 HANA, essa tecnologia permitiu reduzir a quantidade de tabelas do banco de dados. Se antes o sistema usava uma tabela principal e várias auxiliares (seguindo as boas práticas de normalização de banco de dados), no banco de dados do S/4 HANA, as tabelas auxiliares foram praticamente extintas.

Os dados que antes residiam em discos rígidos, agora residem na memória RAM, evitando o desperdício de tempo no carregamento dos dados do disco rígido para a RAM. O acesso aos dados da memória RAM (feito pelas CPUs) é muito mais rápido do que o acesso aos dados do disco rígido.

O que significa SAP HANA?

A sigla HANA é uma abreviação em inglês de High Performance Analytic Appliance. Traduzindo para o português: ferramenta analítica de alto desempenho.

A migração dos softwares da SAP para o SAP HANA

Para aproveitar todo o potencial que a nova plataforma oferece, a SAP está migrando (reescrevendo o código fonte) as suas aplicações. O primeiro software reescrito para rodar na nova plataforma foi o SAP BW, que desde então é chamado de SAP BW powered by SAP HANA.

Como não poderia ser diferente, os outros softwares também foram reescritos, como o principal software da SAP, o SAP ERP, que recebeu o nome de S/4 HANA.

A SAP também reescreveu para o SAP HANA o seu software empresarial para organizações menores, o SAP Business One.

Esses foram apenas alguns exemplos e a tendência é que todas as aplicações estejam na nova plataforma.

O uso de aplicativos com o SAP HANA

A SAP percebeu uma grande oportunidade de alcançar várias áreas da tecnologia com as aplicações em nuvem e então, criou o SAP Cloud Plataform (Plataforma de nuvem da SAP). Uma plataforma que integra várias aplicações usando o SAP HANA.

É possível desenvolver aplicativos nas linguagens Java e em Swift (iOS) para dispositivos móveis, como smartphone e tablets, ampliando as funcionalidades do SAP HANA e do S/4 HANA.

Existe uma loja de aplicativos específicas no portfólio da SAP. Neste link você pode ver que existem quase 1000 aplicativos criados e certificados pela SAP.

SAP HANA - Loja de aplicativos

Conclusão

Em resumo, o SAP HANA é uma plataforma que envolve aplicações e banco de dados em um único lugar, com grande poder de processamento de dados. Soluções baseadas no SAP HANA serão uma tendência para o mercado global. Podemos citar o Banco Itaú, que adotou a plataforma para o seu projeto de Big Data, como um bom exemplo disso.

Inscreva-se em nossa newsletter para receber nossos conteúdos diretamente no seu e-mail.

O que é SAP HANA?
5 (100%) 2 votos

Sobre ou Autor:

Bacharel em Ciências da Computação, seu perfil profissional está solidamente construído com experiência no sistema SAP ERP. São mais de 18 anos de utilização, com projetos de implantação, upgrade, melhorias, suporte e treinamentos.

4 Comments

  1. Ricardo 20/08/2017 em 14:26 - Responder

    Bela explicação Jader! Parabéns

  2. Lenita 06/04/2018 em 10:08 - Responder

    Excelente explicação!

Deixar Um Comentário

error: Desculpe, a cópia de conteúdo não é permitida.