Confira neste artigo como o módulo SAP MM do sistema SAP ERP pode melhorar a eficiência dos principais processos empresariais de suprimentos.

A grande maioria das empresas do nosso cenário nacional precisam fazer a gestão de suprimentos. Essa gestão precisa mostrar-se eficiente, apontando as melhores oportunidades nas aquisições de produtos, mercadorias e serviços. A SAP projetou o módulo SAP MM para fazer esta gestão, contemplando vários processos empresariais da cadeia logística.

Neste artigo você vai entender o que o módulo SAP MM pode fazer para melhorar a eficiência dos principais processos empresariais da cadeia de suprimentos.

Confira na lista abaixo o que você vai ler neste artigo:

  • Introdução ao módulo SAP MM
  • O que significa SAP MM?
  • Sub-componentes do módulo SAP MM
  • Integração do módulo SAP MM com outros módulos
  • Processos do módulo SAP MM

Introdução ao módulo SAP MM

As empresas que usam o sistema SAP ERP para gerir os seus processos, também fazem uso do módulo SAP MM. Este módulo é responsável por controlar todos os processos de aquisição de produtos, mercadorias e serviços, além de gerir de forma eficiente o controle de estoque das empresas.

Uma grande quantidade de departamentos são atendidos pelo módulo SAP MM, como: suprimentos, almoxarifado, recebimento fiscal, controle de estoques, fiscal entre outros. Cada departamento pode usar o módulo para extrair o melhor do sistema, integrando todos os dados entre os departamentos.

Por exemplo: O departamento administrativo pode fazer uma requisição de compras de caixas de papel A4, logo, quando esta requisição de compras for transformada em um pedido de compras, o departamento de suprimentos vai usar estes dados para efetuar a compra com o melhor fornecedor. Ao receber essa mercadoria, o departamento de recebimento atualiza o estoque com a entrada da mercadoria, deixando-a disponível para consumo no almoxarifado.

Percebe como um processo pode desencadear outro processo e os departamentos podem reaproveitar as informações iniciais sem precisar digitar tudo novamente? No módulo SAP MM o reaproveitamento de informações acontece o tempo todo, pois um dos principais dados mestre do sistema SAP ERP, o cadastro de materiais, é iniciado no próprio módulo SAP MM. Além do cadastro de materiais, também podemos destacar o cadastro de fornecedores que é ampliado no módulo SAP MM a partir do módulo SAP FI. Vamos ver com mais detalhes alguns destes processos logo mais neste artigo.

O que significa SAP MM?

Chegamos até aqui falando de MM, mas ainda não falamos o que significa, não é mesmo? A sigla MM é uma abreviação em inglês de Materials Management. Sua tradução para o português é: Administração de Materiais.

Como o nome sugere, é o módulo que fará a gestão dos materiais da empresa, desde acordos com fornecedores (contratos), solicitação de compras (requisição de compras, pedidos de compras), recebimentos de mercadorias e armazenamento (estoques) até a geração dos lançamentos no financeiro (contas a pagar).

Sub-componentes do módulo SAP MM

Assim como em outros módulos do sistema SAP ERP, a SAP dividiu a gestão dos processos do módulo SAP MM em sub módulos. Podemos ver abaixo alguns componentes bastante utilizados no Brasil:

  • MRP baseado no consumo (MM-CBP)
  • Compras (MM-PUR)
  • Administração de serviços (MM-SRV)
  • Administração de estoques (MM-IM)
  • Revisão de faturas (Logística) (MM-IV)

Dentro de cada sub módulo também podem existir outros sub módulos (essa é uma das características do sistema SAP ERP) que fazem outros tipos de controles.

Integração com outros módulos

Para a perfeita integração e funcionamento do sistema SAP ERP, o módulo SAP MM faz integrações com diversos outros módulos. Vamos destacar as seguintes integrações:

Integração com o módulo SAP FI

No módulo SAP FI é originado a base do cadastro de fornecedores, que é muito importante para o módulo SAP MM. Após o cadastro do fornecedor ser feito no módulo SAP FI o cadastro é completado com as informações do módulo SAP MM, principalmente dados organizacionais, como grupo de compras.

Existe uma forte integração do módulo SAP MM com o módulo SAP FI durante a movimentação de mercadorias. Cada vez que é feita uma entrada ou saída de uma mercadoria ou produto no estoque, algumas contas do razão (originadas no módulo SAP FI) são atualizadas com valores e períodos.

Integração com o módulo SAP CO

Um dos principais objetivos do módulo SAP CO é valorizar corretamente o estoque dos produtos e mercadorias das empresas. Como sabemos, os estoques são geridos pelo módulo SAP MM, logo temos uma integração muito importante entre estes módulos.

Nas movimentações (entradas e saídas) de mercadorias e produtos, diversos processos são disparados, entre eles os processos de atualização dos custos. Tais atualizações são lançamentos feitos nas classes de custos ou centros de custos, possibilitando que a análise desta movimentação seja feita com muita precisão pela contabilidade de custos.

Integração com o módulo SAP PP

Para que seja fabricado um produto, primeiramente este produto (representado por material) precisa estar cadastrado no sistema SAP ERP. O módulo onde inicia-se o cadastro de um material é o SAP MM e posteriormente o material é ampliado com as visões (conjunto de informações) necessárias para o módulo SAP PP.

Ao terminar de fabricar um determinado produto, os analistas do planejamento da produção fazem a entrada das quantidades do produto no estoque, fazendo uso da integração.

Integração com o módulo SAP SD

O módulo SAP SD tem forte relacionamento com o módulo SAP MM, pois é necessário ter cadastros de materiais a serem vendidos e também visões especificas de vendas atualizadas nestes cadastros. Estas visões existentes nos cadastros de materiais permitem que o módulo SAP SD tenha regras de negócios especificas para determinados materiais.

Além disso, geralmente é atualizado o estoque assim que é feita a saída da mercadoria para o cliente. Quando existem devoluções de mercadorias e produtos dos clientes para a empresa, o estoque dos materiais também é atualizado.

Com todas as integrações funcionando corretamente, os processos empresariais ficam mais apurados e consistentes, facilitando a tomada de decisão dos gestores de cada departamento.

Exemplos de processos

Vamos ver algumas telas do módulo SAP MM em funcionamento para melhor assimilarmos o conhecimento adquirido até aqui.

Cadastro de fornecedores

No cadastro de fornecedor temos as informações essenciais para a negociação e relacionamento com o parceiro. No exemplo abaixo, o fornecedor de código FORNBR está cadastrado para a organização de compras 7001 e quando utilizado para um pedido, será determinada a moeda BRL.

SAP MM - Cadastro de fornecedor

Exemplo de um cadastro de fornecedor (transação XK03).

Cadastro de materiais

O cadastro de materiais é onde ficarão centralizados todos os dados de um produto, mercadoria ou serviço. Estes dados são ampliados para outros módulos através das visões. No exemplo abaixo podemos ver que a visão “Compras” está selecionada. O material MBR-0006 está cadastrado para o centro 7000.

SAP MM - Cadastro de materiais

Exemplo de um cadastro de material (transação MM03).

Requisições de compras

Um dos documentos que iniciam os processos do módulo SAP MM são as requisições de compras. Basicamente ela representa a solicitação de um determinado usuário ou departamento de um ou mais materiais. Com este exemplo vemos que foi solicitada a compra de 10 unidades do material MBR-0006.

SAP MM - Requisição de compras

Exemplo de uma requisição de compras (transação ME53N).

Pedidos de compras

Depois que uma requisição de compras é criada, ela é transformada em um pedido de compras através das funcionalidades do módulo SAP MM. Este pedido de compra além de ter as informações provenientes da requisição de compra, como material e quantidade, também tem seus próprios dados de controle, como por exemplo o fornecedor que irá vender os materiais. No pedido de compras também temos informações relacionadas aos acordos com o fornecedor.

SAP MM - Pedido de compras

Exemplo de um pedido de compras (transação ME23N).

Recebimento de mercadorias

Depois de tudo negociado com o fornecedor, ele irá executar os processos internos de sua empresa e enviar os produtos e mercadorias ao seu cliente. No momento em que os produtos e mercadorias chegam, iniciamos no sistema SAP ERP o recebimento de mercadorias utilizando os recursos que o módulo SAP MM fornecem. No exemplo abaixo será feita uma entrada de 10 unidades do material MBR-0006 no estoque do centro 7000, depósito 0001.

SAP MM - Recebimento de mercadorias

Exemplo do recebimento de mercadorias (transação MB03).

Controle de estoques

Para finalizar os nossos exemplos, vamos que ver que na tela abaixo temos a visão geral de estoques para o material MBR-0006 no centro 7000, depósito 0001 com 20 unidades.

SAP MM - Controle de estoques

Exemplo do estoque de um material (transação MMBE).

Todos estes processos são exemplos de processos empresariais da cadeia de suprimentos controlados pelo módulo SAP MM com eficiência e são dados fictícios usados para ilustrar este artigo.

Conclusão

Chegamos ao fim do artigo sobre o módulo SAP MM e esperamos que você tenha entendido o propósito deste módulo e como ele ajuda as empresas em seus processos.

Se você gostou deste conteúdo, inscreva-se em nossa newsletter e conte para nós um pouco da sua experiência com os processos de suprimentos.

Receba nossos melhores conteúdos!

Cadastre-se em nossa lista VIP e receba nossos melhores conteúdos por e-mail.


O que é SAP MM?
5 (100%) 2 votos