Tempo de leitura: 3 minutos
SAP S/4HANA ERP. Conheça a nova geração do ERP da SAP!
4.57 (91.43%) 7 votos

Você já conhece a nova geração do ERP da SAP? Ele foi totalmente reescrito para a nova plataforma SAP HANA. Neste artigo, vamos explicar um pouco sobre o SAP S/4HANA ERP.

A evolução do SAP ERP

Com o surgimento de novas tecnologias e oportunidades de negócios – principalmente baseadas na internet, internet das coisas e nos aplicativos para dispositivos móveis – a SAP iniciou a evolução de um dos seus principais produtos, o SAP ERP.

O SAP ERP, que em sua última versão era chamado de SAP ECC, agora passa a ser chamado de SAP S/4HANA. Ele foi totalmente reescrito para a mais moderna plataforma de softwares da SAP, o SAP HANA.

O S/4HANA também foi totalmente redesenhado para uma nova interface do usuário. Esta nova interface usa a tecnologia SAP Fiori para apresentar as aplicações em vários tamanhos de telas, como notebooks, tablets e smartphones.

SAP S4HANA - Dashboard principal

Exemplo de área de trabalho no SAP S/4HANA.

O que é S/4HANA?

No SAP Fórum de 2015, a SAP apresentou ao Brasil o seu novo ERP, o S/4HANA e junto a ele o conceito de simplificar os processos empresariais. O S é a primeira letra de Simple, que traduzindo para o português é Simples.

O número 4 significa que é a quarta geração deste ERP e HANA é porque foi desenvolvido para ser executado na plataforma SAP HANA.

A interface do usuário no SAP S/4HANA

No S/4HANA, a interface do usuário mudou bastante em relação ao SAP ECC, ficando moderna e enxuta. Com a possibilidade de se criar pequenos aplicativos específicos e com a utilização do SAP Fiori, é possível escolher os campos do sistema que são estratégicos para determinados processos empresariais e não exibir todos os campos como era feito no SAP ECC.

Exemplos de telas de vendas e distribuição

Os processos de vendas e distribuição do módulo SAP SD, ficam mais intuitivos e objetivos com as novas telas. Veja na imagem abaixo que temos uma espécie de cockpit. Podemos ver resumidamente que há 3 ordens de vendas criadas, uma com status em entrega e outra com status em faturamento.

SAP S4HANA - Cockpit SD

SAP S/4HANA – Cockpit SD

Já nesta outra imagem, são exibidos os detalhes das pendências com a ordem, que podem ser vistos logo no canto esquerdo.

SAP S4HANA - Cockpit SD 2

SAP S/4HANA – Detalhes

Uma funcionalidade clássica de vendas e distribuição é o fluxo de documentos. Aqui nesta imagem, temos uma visão geral do fluxo de documentos exibida com elementos gráficos interessantes, representando cada etapa do processo.

SAP S4HANA - Fluxo de documentos em SD

SAP S/4HANA – Fluxo de documentos em SD

Exemplos de telas da administração de materiais

As telas do módulo SAP MM também tiveram mudanças significativas. Veja na imagem abaixo como é a tela de criação do pedido de compras.

SAP S4HANA - Criar pedido de compra (ME21N)

SAP S/4HANA – Criar pedido de compra

Agora nesta outra tela, temos o recebimento de mercadorias, mais precisamente a exibição de um documento de material.

SAP S4HANA - Documento de material (MIGO)

SAP S/4HANA – Documento de material

Exemplo de telas da contabilidade financeira

Estes outros exemplos são do módulo SAP FI. Aqui podemos visualizar a tela de partidas individuais de fornecedores.

SAP S/4HANA - Partidas individuais de fornecedores

SAP S/4HANA – Partidas individuais de fornecedores

Esta outra tela é do saldo de contas do razão. Estão sendo exibidos todos os saldos da conta 21100000.

SAP S/4HANA - Exibição de saldos de conta do razão

SAP S/4HANA – Exibição de saldos de conta do razão

Exemplos de outras telas do SAP S/4HANA

A utilização da ajuda de pesquisa também sofreu alterações em sua aparência.

SAP S/4HANA - Exemplo de uso de match-code

SAP S/4HANA – Exemplo de uso de match-code

Aqui há um exemplo interessante de um gráfico de resultados, onde através de vários elementos gráficos são demonstrados a evolução dos processos empresariais.

SAP S/4HANA - Gráficos e relatórios

SAP S/4HANA – Gráficos e relatórios

Conclusão

O novo SAP ERP, o S/4HANA , foi lançado com muitas novidades e mudanças em relação ao seu antecessor. Serão necessários diversos investimentos nesta nova tecnologia, desde a implantação do sistema (banco de dados e aplicação) até a realização de um novo curso sap para os usuários e consultores.

Toda inovação vem acompanhada de muitas mudanças. É importante que cada profissional envolvido neste mercado tenha em mente que a atualização do seu conhecimento é um diferencial em sua carreira.

Gostou deste artigo sobre o SAP S/4HANA? Inscreva-se em nossa newsletter para receber conteúdos como este diretamente em seu e-mail.

Receba nossos melhores conteúdos!

Cadastre-se em nossa lista VIP e receba nossos melhores conteúdos por e-mail.