O que é SAP SD?

Você está aqui:>>>O que é SAP SD?
  • SAP SD

O que é SAP SD?

Você sabe o que é SAP SD? Você conhece todos os processos que ele é capaz de contemplar? Confira todos os detalhes neste artigo.

A maioria das empresas do nosso mercado brasileiro precisam vender seus produtos, mercadorias e serviços, respondendo aos desejos e expectativas dos donos e acionistas. É aí que entra o módulo SAP SD do sistema SAP ERP.

O módulo SAP SD é um dos módulos do sistema SAP ERP mais usados aqui no Brasil. Ele é responsável por gerenciar vários processos empresariais que envolvem os departamentos de marketing, comercial, expedição, estoque, logística, faturamento, e muitos outros.

O que é interessante destacar aqui é que o módulo SAP SD tem uma forte ligação com o departamento comercial. Dentro dos processos de vendas, podemos enfatizar os controles relacionados aos preços, aos descontos acordados com os clientes e os impostos incididos nas operações de vendas.

Com o módulo SAP SD as empresas podem vender qualquer coisa que desejarem, como produtos, mercadorias e serviços.

O que significa SAP SD?

A sigla SD é a abreviação em inglês de Sales and Distribuition, que traduzindo para o português é: Vendas e distribuição. Como o próprio nome já sugere, este módulo controla todos os processos relacionados a vendas e distribuição.

Processos e integrações

O módulo SAP SD está integrado com diversos módulos do sistema SAP ERP, como podemos ver logo abaixo:

Integração com SAP FI

Para que uma venda seja feita, o sistema precisa de um cliente. O cadastro inicial de todos os clientes é feito no módulo SAP FI, assim como a avaliação de crédito, os lançamentos feitos em contas a receber, bancos, entre outros processos.

Integração com SAP MM

Assim como ter clientes é essencial, o sistema também precisa de produtos, mercadorias e serviços cadastrados. Estes cadastros são feitos inicialmente no módulo SAP MM. A movimentação deles é  feita com a integração com o módulo MM, pois além de outros processos, ele controla o estoque desses produtos e mercadorias.

Integração com SAP PP

Existem processos integrados entre SAP SD e SAP PP para a produção de produtos exclusivos para determinadas vendas. Além destas produções exclusivas, também podemos destacar a integração existente para o planejamento de produção, de acordo com o planejamento de vendas.

Integração com SAP CO

O SAP SD pode fazer diversos lançamentos no módulo SAP CO para garantir a apuração eficiente dos custos envolvidos nas vendas e nas movimentações de mercadorias e produtos. Além disso, é possível controlar as vendas x coletores de custos, como CDCs e ordens internas.

Como você pode observar, a integração existente entre SAP SD e os demais módulos é muito grande e também muito importante para o bom funcionamento do sistema.

Video – Visão geral sobre SAP SD

Fizemos um vídeo para ilustrar os processos existentes no módulo SAP SD. Com este vídeo, será mais simples compreender os demais processos que vamos explicar logo abaixo.

Ordens de cliente

Em SAP SD, as ordens de clientes geralmente são os documentos iniciais de qualquer processo empresarial que envolvam clientes, produtos e mercadorias. Nas ordens de clientes, podemos controlar os processos de acordo com os dados organizacionais de uma empresa, representados por uma área de vendas.

Nas ordens de clientes também controlamos os aspectos de recebedores das mercadorias, pagadores da fatura, prazos combinados para as entregas, precificação, descontos, impostos e vários outros processos.

Alguns exemplos de ordens de clientes: as ordens de clientes usadas no processo de vendas são chamados de ordens de vendas, assim como as ordens de clientes usadas no processo de devolução de produtos ou mercadorias são chamadas de ordens de devolução.

SAP SD - Ordem de venda

Exemplo de uma ordem de venda, transação VA03.

Remessas, entregas e fornecimentos

O principal documento de controle de expedição do módulo SAP SD são as remessas, mas o sistema SAP ERP também denomina estes documentos como entregas ou fornecimentos.

As remessas são documentos que controlam os aspectos de expedição, como o local da expedição, o centro onde as mercadorias e produtos estão armazenados, os depósitos, os lotes dos produtos, entre outros processos.

A partir da remessa, o sistema SAP ERP faz a separação das mercadorias e produtos. Se estiver configurado, também faz o empacotamento dos mesmos. Além disso, existe uma integração da expedição do módulo SAP SD com o módulo SAP WM, onde é determinada de qual posição do armazém as mercadorias e produtos sairão.

Após os processos requeridos serem cumpridos, são realizadas a movimentação das mercadorias e produtos, efetivando a saída ou entrada no estoque.

SAP SD - Remessa

Exemplo de um fornecimento, transação VL03N.

Faturas

O processo de faturamento pode acontecer logo após a criação de uma ordem de cliente ou logo após a movimentação das mercadorias e produtos de uma remessa.

É através do processo de faturamento que acontece a integração do módulo SAP SD com o módulo SAP FI. Após o faturamento de uma ordem ou de uma remessa, o sistema SAP ERP cria vários lançamentos em FI para contemplar os processos configurados, como por exemplo atualizar as contas a receber do cliente faturado, com um débito ou com um crédito.

As fichas de crédito dos clientes também são atualizadas, gerando novos compromissos para o cliente faturado. Posteriormente, estes compromissos são liquidados com os pagamentos e novamente a atualização da ficha de crédito acontece.

SAP SD - Fatura

Exemplo de uma fatura, transação VF03.

Conclusão

Com este artigo esperamos que você tenha elucidado as suas dúvidas em relação ao módulo SAP SD e aprofundado um pouco mais o seu conhecimento. Este módulo é um dos mais dinâmicos e flexíveis do sistema SAP ERP.

Você vai se surpreender com o salário de um profissional que trabalha com SAP. Você já leu o nosso artigo exclusivo sobre o salário de um profissional SAP? Se ainda não leu não perca mais tempo, saiba tudo neste artigo que preparamos para você.

Receba nossos melhores conteúdos!

Cadastre-se em nossa lista VIP e receba nossos melhores conteúdos por e-mail.


Este conteúdo foi útil para você? Avalie este artigo!

O que é SAP SD?
5 (100%) 2 votos

2018-10-06T01:29:39+00:00Por |Categorias: Artigos, SAP SD|18 Comentários

Sobre ou Autor:

Bacharel em Ciências da Computação, seu perfil profissional está solidamente construído com experiência no sistema SAP ERP. São mais de 18 anos de utilização, com projetos de implantação, upgrade, melhorias, suporte e treinamentos.

18 Comments

  1. Reinaldo 27/09/2017 em 12:50 - Responder

    Boa tarde Jader,

    Estou querendo entra nesse mundo de SAP, já ouvi muito sobre o sistema e vi tb , estou interessado em estudar o curso de SD , me interessa muito pois estou na área de vendas !

    • Jader Silva 20/10/2017 em 10:10 - Responder

      Opa, tudo bem Reinaldo?

      SD é um ótimo módulo, foi o que escolhi para me especializar!

      Abraço

      • Marcelo Muniz 31/10/2017 em 15:27 - Responder

        ola Jader, meu nome é Marcelo tenho experiencia com vendas e visitas a clientes, quais são os conhecimentos que devo ter para fazer a academia sap sd ?
        Muito obrigado pela atenção

        • Jader Silva 05/11/2017 em 12:40 - Responder

          Em geral, você precisa apenas de conhecimentos básicos de informática, para navegar no sistema operacional e abrir o SAP GUI.

  2. Aislan Scatolin 05/11/2017 em 10:31 - Responder

    Bom dia Jader,

    Muito bom seu artigo.

    At

  3. Moisés gonçalves 01/02/2018 em 18:09 - Responder

    Muito bom, excelente conteúdo , foi uma

  4. Myllena Syngred Raisant 02/02/2018 em 20:10 - Responder

    Muito rico o seu artigo. Obrigada pelo bom trabalho.

  5. Alisson 16/02/2018 em 11:40 - Responder

    – Bom dia Jader, gostei muito do seu artigo.

    – Sou profissional de Supply Chain, vou fazer o curso de SAP MM, a lingagem do curso são para profissionais de tecnologia ou quem tem conhecimentos básicos de informática consegue usar ?

    – O mercado para profissionais que tem esse curso esta bom ?
    – O curso de PP no SAP agrega junto com esse de MM ou não tem nada haver ?

    – Obrigado.

    • Jader Silva 05/05/2018 em 17:21 - Responder

      Alisson,

      1-Qualquer pessoa com conhecimentos básicos de informática consegue fazer os cursos. Eles dão embasamentos de processos e técnicos.

      2-O mercado sempre tem necessidade de bons profissionais, você pode saber mais neste artigo aqui sobre o salário de consultor SAP.

      3-O curso de SAP PP agrega muito ao de MM, seria muito bom ter os dois.

      Obrigado.

  6. Osmar Guedes 18/02/2018 em 20:56 - Responder

    Boa noite, Jader.
    Acha necessário ingressar em um curso de introdução ao sistema Sap Erp para depois me especializar no SD? Sendo que não possuo prática alguma relacionada ao sistema Sap em um modo geral.
    Grato

    • Jader Silva 05/05/2018 em 16:55 - Responder

      Sim, acho que esse caminho é o ideal. Você pode conhecer o sistema através do Curso SAP Express e ter uma boa noção do que é o sistema antes de investir em um curso mais específico.

  7. Marcelo de Oliveira Andrade 08/05/2018 em 15:49 - Responder

    Brincadeira! Eu doido atrás de algumas informações e você coloca todas elas aqui… Porque você nunca nos falou sobre estes artigos??
    Abraço, meu amigo, muito bom conteúdo.

  8. Evandro 30/06/2018 em 02:40 - Responder

    Olá Jader boa noite
    Ótimo artigo
    Estou me especializando em marketing e quero fazer o curso de SAP. Já trabalho na área conercial. Preciso ter esses módulos SD, MM e PP??
    Obrigado pela atenção

    • Jader Silva 15/08/2018 em 21:15 - Responder

      Olá Evandro, tudo bem?

      Se você já trabalha na área comercial, você vai se identificar mais com o módulo SD. Não acho que seja necessário você fazer o curso de MM ou PP.

      Abraço.

Deixar Um Comentário