Um rápido olhar em anúncios de oportunidades de trabalho para profissionais de TI (Tecnologia da Informação) deixa claro que entre os perfis mais procurados e mais valorizados está o conhecimento em SAP. Mas o que é SAP?

Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre todo o universo de conceitos e soluções que estão contidos nessas três letrinhas.

SAP: uma empresa visionária

Antes de qualquer coisa, precisamos deixar claro que a sigla SAP pode se referir tanto à empresa quanto ao sistema que ela desenvolve e oferece ao mercado. Por isso encontramos referências à SAP (a empresa) e ao SAP (o sistema).

Os primeiros anos da SAP

SAP é a sigla para Systeme, Anwendungen und Produkte in der Datenverarbeitung, que em bom alemão significa “Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados”.

Esse é o nome da empresa fundada em abril de 1972, na cidade de Weinheim, Alemanha, por cinco ex-empregados da IBM, os engenheiros Claus Wellenreuther , Hans-Werner Hector, Dietmar Hopp, Hasso Plattner e Klaus Tschira.

Um ano após a fundação, ficaria pronto o primeiro produto desenvolvido pela empresa, um sistema de contabilidade financeira (SAP FI), que serviria como base para outros produtos que viriam a ser construídos.

O primeiro conjunto de sistemas ficaria conhecido depois como R/1. O “R” era uma referência ao processamento de dados em tempo real. No final da década, uma série de melhorias nos sistemas deu origem ao R/2.

O crescimento acelerado

No início dos anos 80, a SAP instala-se em uma sede própria, na cidade de Walldorf. Já nessa época, 50 das 100 maiores empresas da Alemanha eram usuárias de produtos da SAP. O sistema R/2 havia sido desenvolvido para trabalhar com diferentes idiomas e moedas, abrindo espaço para a internacionalização da empresa.

Logo seria inaugurado um escritório da SAP na Áustria, o primeiro fora do seu país. E muito antes do que se imaginava, a empresa alcançou um faturamento de 100 milhões de marcos, o equivalente a cerca de 52 milhões de dólares. Em agosto de 1988, a SAP torna-se uma empresa de capital aberto, com ações negociadas nas bolsas de Stuttgart e Frankfurt.

O período das grandes inovações

Na década de 1990, o lançamento do sistema R/3 impulsiona a empresa a um novo patamar no mercado. Trazendo diversas inovações, muitas delas presentes até hoje, o R/3 torna-se sucesso absoluto em vendas.

O número de subsidiárias abertas em outros países cresce rapidamente. Ao completar vinte anos, mais de 50% do total de vendas da empresa vinha de fora da Alemanha. Em 1995 é aberta a subsidiária brasileira da SAP.

Com mais de 9 mil empresas usuárias do R/3, mais de 12 mil funcionários, a SAP passa a ter, a partir de agosto de 1998, suas ações negociadas na Bolsa de Valores de Nova York. Na virada do milênio, a SAP já está focada na próxima evolução de seus produtos: a integração com a web.

No século XXI, o elevado investimento em pesquisa e desenvolvimento e as estratégias de parceria com outras empresas inovadoras continuam a fazer da SAP uma empresa visionária. Números de 2015 apontam para uma base de mais de 290 mil clientes, espalhados por 190 países em todo o mundo. A empresa tem agora 75 mil funcionários.

SAP: um produto inovador

Conforme frisamos antes, a sigla SAP também é usada para referir-se ao produto desenvolvido pela empresa alemã. Mas qual produto?

Curso SAP ALL

As duas primeiras gerações de produtos desenvolvidos pela SAP, conhecidas como R/1 e R/2 tiveram uma grande importância para a empresa, mas é com a chegada do R/3 que nasce a cultura do “sistema SAP”.

O R/3 é verdadeiramente um ERP, formado por módulos ao mesmo tempo independentes e integrados entre si, que dão suporte aos processos essenciais de uma empresa. ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, que podemos traduzir livremente como Sistema de Gestão Empresarial.

A evolução do sistema SAP

Se o R/2 era basicamente um conjunto de aplicações para processamento em mainframes, o R/3 foi desenvolvido adotando o conceito de cliente/servidor. Desde o seu lançamento, o R/3 passou por diversas evoluções (e algumas mudanças de nome), sempre incorporando melhorias, inovações e novos conceitos. Cronologicamente, tivemos:

  • Entre 1992 e 2003, foram lançadas as versões 3.0, 4.0, 4.5, 4.6a, 4.6b, e 4.6c do SAP R/3.
  • Em 2003, foram incorporados recursos para a integração com a internet. O sistema SAP foi rebatizado para MySAP e teve lançadas as versões 4.7, 5.0 e 6.0.
  • Depois, o MySAP foi rebatizado, agora para SAP ECC (Enterprise Core Component), com diversas implementações que deram maior flexibilidade ao sistema em termos de adaptação às empresas. Do ECC tivemos as versões 5.0 e 6.0.
  • Em 2013, foi lançado o SAP HANA, uma nova plataforma tecnológica que trouxe diversas inovações estruturais para dar suporte aos sistemas.
  • Em 2015, foi apresentado o SAP S/4 HANA, a versão do sistema SAP adaptada à plataforma SAP HANA.

O mercado de atuação da SAP

A SAP tem hoje clientes nos mais diversos segmentos de mercado. Ela também atende a empresas de todos os portes, embora tenha ainda uma imagem muito ligada a grandes empresas.

Para atender a toda essa diversidade de clientes, além do ERP, a SAP também oferece um grande portfólio de soluções. São programas separados em categorias, como aplicativos empresariais, dados e tecnologia, análises e outras.

Conclusão

Com todo esse histórico e esse pioneirismo, a SAP é, há tempos, líder mundial em sistemas de gestão empresarial. A marca SAP tornou-se a mais valiosa de seu país, superando gigantes como a Volkswagen.

A presença da SAP no mercado é tão significativa que deu origem a um segmento próprio de profissionais especializados em seus produtos. São gestores, consultores e analistas com uma formação diferenciada, muito valorizada pelas empresas.

De cargos estratégicos a operacionais, com perfis mais voltados para tecnologia ou para as áreas de negócios, os profissionais especializados são muito procurados tanto pelas empresas que adquirem as soluções SAP quanto pelas consultorias que implantam e dão suporte a elas.

Você tem interesse em tornar-se um profissional especializado SAP? O primeiro passo é informar-se sobre um bom curso sap que possa oferecer a capacitação mais adequada às suas aspirações.