Tempo de leitura: 3 minutos
O que é SAP?
5 (100%) 1 voto

Você sabe o que é SAP? Você já ouviu falar deste sistema? E da empresa chamada SAP? Se as suas respostas para estas perguntas foram não, nós iremos te ajudar a entender um pouco sobre SAP.

Neste artigo você vai entender o que é “o” SAP e conhecerá um pouco da história “da” SAP.

A SAP é uma empresa alemã do ramo de tecnologia da informação, mais precisamente uma desenvolvedora de softwares empresariais de nível global.

O seu sistema integrado de gestão empresarial (ERP) é o SAP ERP e por isso muitas pessoas o chamam simplificadamente de SAP.

As maiores empresas do mundo usam os sistemas da SAP para fazer a gestão dos seus processos empresariais.

Neste artigo você vai ler:

  • O que é SAP
  • A evolução do SAP ERP
  • O mercado de atuação da SAP

O que é SAP?

SAP é uma abreviação do antigo nome da empresa. Para entendermos melhor, vamos traduzir do idioma alemão.

O nome da empresa era Systeme, Anwendungen und Produtkte in der Datenverarbeitung. Traduzindo do alemão para o português: Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados.

Foi fundada em 01 de abril de 1972, na cidade de Mannheim, Alemanha, por 5 ex-engenheiros da IBM: Dietmar Hopp, Hans-Werner Hector, Hasso Plattner, Klaus Tschira e Claus Wellenreuther.

Um ano depois de sua fundação, o primeiro software de contabilidade financeira (SAP FI) estava pronto, formando a base para outros módulos do sistema. Mais tarde veio a ser chamado de sistema “R/1”.

O “R” é a primeira letra de “real-time data processing” (traduzindo do inglês para o português: processamento de dados em tempo real), logo depois veio o nascimento do SAP R/2.

A evolução do SAP ERP

Ao surgir novos conceitos em tecnologia, a SAP atualizava as suas metodologias e os seus produtos. Em 1989, foi criado o SAP R/3, que foi apresentado ao mundo em uma conferência em Hanôver, Alemanha.

O R/2 era um conjunto de módulos de software destinado a mainframes e o R/3 foi desenvolvido para o ambiente cliente/servidor.

Curso SAP ALL

Tela de logon do SAP ERP na versão ECC Ehp 6.0

Atualmente, o ERP da SAP é o S/4HANA, uma evolução de todos os outros sistemas (R1, R2, R3, mySAP, SAP ECC, etc) sendo executado na sua plataforma mais moderna, o SAP HANA.

Este ERP oferece um conjunto de módulos que são integrados e contém todas as principais funcionalidades que uma grande empresa necessita, como manufatura, finanças, vendas e distribuições e recursos humanos.

Hoje mais de 183.000 empresas no mundo possuem o produto SAP ERP implementado, consolidando como o principal produto da empresa.

O mercado de atuação da SAP

A SAP atua em diversos segmentos no mercado, como: aeroespacial e defesa, alta tecnologia, assistência médica, automotivo, bancário, bens de consumo e uma extensa lista de segmentos.

Para atender a todos esses segmentos ela tem um portfólio de softwares muito grande. Estes programas estão separados em categorias, como por exemplo: aplicativos empresarias, dados e tecnologia, análises, entre outros. Você pode saber mais sobre os produtos da SAP neste link.

Com subsidiárias em mais de 130 países, ela chegou ao Brasil em 1995 e nesta época já tinha mais de 6.600 colaboradores ao redor do mundo. Até a escrita deste artigo, a SAP informa em seu site que são mais de 50.000 clientes usando suas soluções corporativas.

O SAP ERP é o padrão do setor no mundo inteiro, oferecido para 25 setores, 37 idiomas e 45 localizações.

Conclusão

Como você pôde observar neste artigo, a SAP é uma das maiores empresas do ramo da tecnologia no mundo. Os profissionais que trabalham com esta tecnologia são muito bem remunerados no mercado de trabalho.

Desde cargos mais estratégicos até os cargos operacionais, os profissionais que trabalham com o SAP ERP no Brasil tem destaque no mercado e são muito desejados e disputados pelas consultorias de tecnologia da informação.

Para você trabalhar com o sistema SAP ERP é interessante que especialize-se através de um curso SAP focado na área que você quer atuar.

Você já conhecia a SAP? Já trabalhou com o SAP ERP? Conte para nós um pouco da sua experiência e inscreva-se em nossa newsletter para ser um dos primeiros a receber os nossos conteúdos.

Receba nossos melhores conteúdos!

Cadastre-se em nossa lista VIP e receba nossos melhores conteúdos por e-mail.