Curso SAP ALL

O curso SAP mais completo do mercado!

Aprenda a utilizar e configurar os módulos: FI, CO, MM, PP, SD e impulsione a sua carreira em direção aos seus objetivos profissionais.

Com o Curso SAP ALL você será capaz de oferecer conhecimento técnico e estratégico como Consultor SAP, Analista de Negócios ou Key User SAP.

Quero ser aluno

O que você aprenderá neste curso?

  • Navegar em alta performance no sistema SAP ERP

  • Principais processos e configurações da contabilidade financeira (SAP FI)

  • Principais processos e configurações da contabilidade de custos (SAP CO)

  • Principais processos e configurações da administração de materiais (SAP MM)
  • Principais processos e configurações do planejamento da produção (SAP PP)
  • Principais processos e configurações de vendas e distribuição (SAP SD)

Descrição

Se o seu desejo é dar um salto na sua carreira, você está no lugar certo. O Curso SAP ALL vai te mostrar como configurar uma nova estrutura empresarial dentro do sistema SAP ERP, passando pelos principais processos dos 5 módulos mais utilizados do sistema: FI, CO, MM, PP e SD.

Com uma metodologia totalmente focada na prática, você vai aprender a utilizar e configurar o sistema, sendo capacitado a trabalhar nos principais departamentos de uma empresa que usa o SAP ERP. Você vai aprender a configurar as principais integrações que o sistema oferece entre os módulos.

Com todo esse conhecimento você será desejado e disputado pelas empresas, podendo escolher as melhores oportunidades com as melhores remunerações.

Público Alvo

Este curso foi projeto para para transformar a carreira dos profissionais das áreas de negócios, dos profissionais de tecnologia da informação, dos consultores SAP, gerentes de projetos e estudantes em busca de desafios e oportunidades profissionais.

Pré-requisitos

Não há pré-requisitos para aproveitar os benefícios do Curso SAP ALL. O curso vai do básico ao avançado justamente para compartilhar muito conhecimento e experiência com todos os alunos. Você não precisa ter nenhuma experiência anterior com o sistema.

Conteúdo programático

Este módulo é destinado a quem nunca acessou o sistema SAP ERP antes, vou ensinar o aluno a navegar por todas as telas básicas, passo a passo, personalizando o sistema, trocando cores, configurando sons, fazendo buscas avançadas, obtendo ajuda técnica do sistema, criando favoritos, atalhos e muito, muito mais.

O primeiro módulo funcional do sistema SAP ERP a ser estudado é o FI, pois é nele que vamos configurar a nossa empresa, filial, os planos de contas do razão, vamos cadastrar as contas, cadastrar clientes, fornecedores, vamos fazer recebimentos, pagamentos e conhecer vários relatórios de finanças.

Configurar Estrutura Organizacional

Nesta aula o aluno vai aprender a configurar diversos dados organizacionais. O aluno vai aprender a configurar uma nova empresa, vai aprender a configurar um novo local de negócio, um plano de contas e variante de exercício (SPRO).

Configurar Dados Mestre

Aqui o aluno vai fazer todas as configurações necessárias para o correto funcionamento do cadastro de dados mestre da contabilidade financeira. O aluno vai aprender a criar grupo de contas do razão, grupo de contas de clientes, grupo de contas de fornecedores, criar e atribuir intervalos de numeração para estes grupos de contas e vai aprender a configurar status de campos (SPRO).

Configurar Processos Financeiros

Em processos financeiros o aluno vai aprender a preparar o sistema para fazer lançamentos manuais e lançamentos automáticos. O aluno vai aprender a configurar variante de período contábil, abrir e fechar período contábil, criar intervalo de numeração para documentos contábeis, configurar a empresa para pagamentos manuais e automáticos (SPRO).

Cadastrar Dados Mestre

Já em dados mestre o aluno vai aprender a cadastrar contas do razão (FS00), vai aprender a cadastrar clientes (XD01) e fornecedores (FK01).

Lançamentos Financeiros

Aqui o aluno aprende a fazer lançamentos contábeis em contas do razão (FB50), em contas a receber e em contas a pagar. O aluno vai aprender a criar fatura de clientes (FB70), faturas de fornecedores (FB60), criar notas de crédito (FB75/FB65), fazer entrada de pagamentos (F-26), saída de pagamentos (F-53), compensar documentos (F-30/F-51), compensar documentos parcialmente, exibir documentos criados (FB03) e muito mais.

Relatórios de Análise Financeira

Para finalizar o módulo da contabilidade financeira, o aluno vai conhecer os principais relatórios deste módulo. O aluno vai ser capaz de analisar e identificar os principais documentos da contabilidade financeira. Será apresentada a listagem de clientes (S_ALR_87012179), a listagem de fornecedores (S_ALR_87012086), a listagem de contas do razão (S_ALR_87012333) e também as listagens de partidas de clientes (FBL5N), fornecedores (FBL1N) e contas do razão (FBL3N).

Transações abordadas neste módulo

SPRO, FS00, XD01, FK01, FB50, FB70, FB60, FB75, FB65, F-26, F-53, F-30, F-51, FB03, S_ALR_87012179, S_ALR_87012086, S_ALR_87012333, FBL5N, FBL1N, FBL3N.

Com a estrutura da empresa pronta, chegou a hora de configurar a área de contabilidade de custos, preparar as classes de custos primárias e secundárias, criar a nossa hierarquia e centros de custos, vamos criar ordens de custo, fazer a apropriação dos custos, os rateios de custos e muito mais. Tudo isso para integrar com o módulo de FI e os demais módulos que vem logo a seguir.

Configurar a Estrutura Organizacional

Para controlar os processos da contabilidade de custos, precisamos definir uma área de contabilidade de custo. Nesta aula o aluno vai configurar uma nova área de contabilidade de custos e fazer a atualização dos parâmetros da empresa (SPRO).

Configurar Processos de Custos

Aqui o aluno vai aprender a preparar o sistema para fazer lançamentos na contabilidade de custos. O aluno vai aprender a configurar tipos de centro de custos, definir intervalo de numeração para os documentos de CO e definir tipos de ordens internas (SPRO).

Cadastrar Dados Mestre

Nesta aula o aluno vai aprender a cadastrar os principais dados mestres da contabilidade de custos. O aluno vai aprender a cadastrar a hierarquia standard de centro de custo (OKEON), grupo de centro de custo (KSH1), criar centro de custo (KS01), criar classes de custo primário (KA01), criar classes de custos secundário (KA06), criar grupos de classe de custo (KAH1) e criar índices estatísticos (KK01).

Processos de Custos

As ordens internas são documentos que exercem importante papel nos processos da contabilidade de custos. Nesta aula o aluno vai aprender a criar ordens internas (KO01) e fazer a apropriação das ordens internas (KO88). O ciclo de rateio (KSU1/KSU5) será apresentado nesta aula, explicando ao aluno as principais etapas e efeitos na contabilidade de custos.

Relatórios de Análise de Custos

Para finalizar o módulo da contabilidade de custos, o aluno vai fazer as configurações (OKRS/OKRL) necessárias para ativação dos relatórios da contabilidade de custos. O aluno vai conhecer os principais relatórios deste módulo, como a listagem de centros de custo (KS13), a listagem de classes de custo (KA23), a listagem de índices estatísticos (KK04), a listagem de ordens internas (KOK5), a listagem de partidas individuais reais de ordens (KOB1) e a listagem de partidas individuais de custo reais para centros de custo (KSB1).

Transações abordadas neste módulo

SPRO, OKEON, KSH1, KS01, KA01, KA06, KAH1, KK01, KO01, KO88, KSU1, KSU5, OKRS, OKRL, KS13, KA23, KK04, KOK5, KOB1, KSB1.

O módulo de administração de materiais é o módulo relacionado a gestão do estoque e toda a cadeia de suprimentos. Neste módulo vamos fazer várias configurações, como por exemplo criar centros, depósitos, vamos cadastrar materiais, fornecedores, grupos de compradores, vamos criar requisições de compras, fazer pedidos de compras, dar entrada no estoque através do recebimento de mercadorias, vamos fazer a interface com o módulo de FI através do recebimento de fatura, que gera contas a pagar para o fornecedor. Tudo isso respaldados pelos mais variados relatórios e transações de consultas do módulo.

Configurar Estrutura Organizacional

Nesta aula o aluno vai aprender a configurar os dados organizacionais. O aluno vai aprender a configurar um novo centro, vai aprender a configurar um novo depósito, uma organização de compras e também criar novos grupos de compras (SPRO).

Configurar Processos de Compras

Para que os processos de compras do módulo funcionem corretamente, será necessário configurar alguns processos. Nesta aula o aluno vai aprender a configurar a determinação de contas, determinação de valores padrão, vai aprender a atualizar as empresas de acordo com o módulo de administração de materiais, configurar os limites de tolerância para compras, recebimento de mercadorias e recebimento de faturas (SPRO).

Cadastrar Dados Mestre

Nesta aula o aluno vai aprender a cadastrar materiais (MM01) e fornecedores (FK01).

Processos de compras

Entender dos processos de compras é fundamental para o aluno neste módulo. Neste aula o aluno vai aprender a criar requisições de compras (ME51N), criar pedidos de compras (ME21N), realizar o recebimento de mercadorias (MIGO), realizar o recebimento de notas fiscais (MIRO), consultar documentos de material (MB03) e consultar documentos de fatura (MIR4).

Relatórios de Análise de Compras

A última aula do módulo de administração de materiais é sobre os relatórios de controle. Nesta aula o aluno vai conhecer a listagem de materiais (MM60), a visão geral de estoques (MMBE), a listagem de documentos de material (MB51), a exibição de estoques em trânsito (MB5T) e a listagem dos documentos de faturamento (MIR5).

Transações abordadas neste módulo

SPRO, MM01, FK01, ME51N, ME21N, MIGO, MIRO, MB03, MIR4, MM60, MMBE, MB51, MB5T, MIR5.

Agora que temos materiais cadastrados através do módulo de MM e as classes de custos e centros de custos preparados em CO, vamos configurar e fazer o planejamento da produção. Vamos preparar o sistema criando listas técnicas, roteiros de fabricação, vamos rodar o MRP, fazer apontamento de produção, dar baixa do estoque da matéria-prima e também entrar no estoque os produtos acabados, recentemente produzidos.

Configurar Processos de Produção

Para que o sistema possa processar os dados do planejamento da produção é necessário que o sistema esteja configurado com os dados básicos dos processos a serem utilizados. Nesta aula o aluno vai aprender a configurar o planejador de materiais, vai aprender a configurar o programador de produção, definir grupo de MRP, determinar chave de controle, atribuir perfis do controle de produção ao programador da produção e configurar ordens de produção. O centro de trabalho é um importante dado organizacional para o planejamento da produção. O aluno vai aprender a configurar o responsável pelo centro de trabalho, vai aprender a configurar a fórmula para planejamento da capacidade, vai definir o responsável pelo planejamento de capacidade e vai configurar a determinação de parâmetros para a programação de prazos para ordens planejadas (SPRO).

Cadastrar Dados Mestre

Nesta aula o aluno vai aprender a cadastrar materiais (MM01) de acordo com as necessidades do planejamento da produção. O aluno vai aprender a cadastrar diversos tipos de materiais. Também vai aprender a criar novos centros de trabalho (CR01) e grupos de produtos (MC84).

Planejamento da Produção

Uma das etapas mais importantes no planejamento da produção é o planejamento. Nesta aula o aluno vai aprender a definir o perfil de planejamento global (MC35), vai criar planos de vendas e planos de produção (MC81), vai aprender a fazer a desagregação do plano de produção e desagregação do plano de vendas (MC76), vai criar planos de produção (MC87/MC88), transferir plano de vendas para o gerenciador de demandas (MC74), vai criar listas técnicas (CS01) e roteiros de fabricação (CA01).

Processos de Produção

Depois de preparar o sistema configurando as etapas básicas, fazer os cadastros de dados metres e planejar a produção, chegou o momento de iniciar o processamento. Nesta aula o aluno vai aprender a executar o MRP (MD03), converter ordem planejada em ordem de produção (MD04), fazer apontamento das operações (CO15) e atualizar o estoque (MIGO).

Relatórios para Análise da Produção

Para finalizar o módulo do Planejamento da produção, o aluno vai conhecer diversos relatórios deste módulo. Será apresentada a listagem dos centros de trabalho (CR05), a listagem de MRP (MD05) e o sistema de informação para ordens (COOIS).

Transações abordadas neste módulo

SPRO, MM01, CR01, MC84, MC35, MC81, MC76, MC87, MC88, MC74, CS01, MIGO, CR05, MD05, COOIS.

Chegou a hora de fazer a empresa vender. Vamos vender os produtos acabados para os nossos clientes. Para isso vamos preparar o sistema com as unidades organizacionais de vendas, configurando os processos de ordem venda, vamos também ajustar os processos de expedição, gerando a saída de mercadoria e por fim, fazer a integração com o módulo de FI, através do faturamento, que irá gerar contas a receber.

Configurar Estrutura Organizacional

Nesta aula o aluno vai aprender a configurar diversos dados organizacionais. O aluno vai aprender a configurar organizações de vendas, canais de distribuição, setores de atividade, vai aprender a formar uma área de vendas, criar escritórios de vendas, grupos de vendedores e locais de expedição (SPRO).

Configurar Processos de Vendas

Aqui o aluno vai aprender a configurar condições de expedição, grupos de carga, vai aprender a determinar os esquemas de cálculo e determinar contas de receita (SPRO).

Cadastrar Dados Mestre

Para que seja possível criar os diversos documentos dos processos de vendas e distribuição, é necessário fazermos os cadastros básicos. Nesta aula o aluno vai aprender a cadastrar as visões dos materiais de acordo com vendas e distribuição (MM01), vai aprender a cadastrar clientes de acordo com as visões de vendas e distribuição (XD01), vai aprender a fazer o cadastro de estipulações (info) de cliente e material (VD51), vai aprender a cadastrar preços e descontos (VK11).

Processos de Vendas e Distribuição

Nos processos de vendas e distribuição diversos documentos são criados e é muito importante entender todo esse relacionamento. Neste aula o aluno vai aprender a criar ordens de vendas (VA01), vai aprender a criar remessas (VL01N), vai aprender a criar o picking com WM enxuto (LT03), fazer saídas de mercadorias (VL02N) e criar documentos de faturamento (VF01N).

Relatórios de Análise de Vendas

Nesta aula o aluno vai conhecer os principais relatórios de vendas e distribuição que irão ajudar na consolidação do conhecimento no módulo. O aluno vai conhecer a listagem de ordens (VA05N), a listagem de remessas (VL06O), listagem de ordens de transporte (LT23) e listagem de faturas (VF05N).

Transações abordadas neste módulo

SPRO, MM01, XD01, VD51, VK11, VA01, VL01N, LT03, VL02N, VF01N, VA05N, VL06O, LT23, VF05N.

Instrutor do curso

Jader Silva

Jader Silva é instrutor e autor do Curso SAP ALL. Bacharel em Ciências da Computação, com seu perfil profissional solidamente construído de experiências no sistema SAP ERP. Tem mais de 19 anos de utilização, com projetos de implantação, upgrade, melhorias, suporte e treinamentos.

Destaca-se com seus sólidos conhecimentos no módulo de SD (é certificado pela SAP) e suas integrações com os módulos de FI, CO, PP, MM. Além disso, tem conhecimentos de Localização Brasil e ABAP para depurações e especificações funcionais.

Possui experiência nas versões 4.6C, 5.0 e 6.0 com TAXBRJ e TAXBRA.Atualmente lidera uma equipe de alto desempenho em suporte ao sistema SAP ERP, focado em serviços ao cliente com base nas melhores praticas da ITIL (tem certificação ITIL).

Esses e muitos outros alunos confiam em nós

Ótimo curso para aqueles que desejam obter conhecimento sobre SAP, conta com aulas dinâmicas, conteúdo bem explanado, vídeo aulas rápidas com foco em cada tópico.Eu pretendo entrar no mercado de trabalho SAP, porém antes não possuía nenhuma base em relação ao sistema, graças ao curso concluído já tenho uma grande noção do funcionamento do sistema!

PatriciaPatrícia Ribeiro, Economista

Nas minhas atividades de desenvolvimento ABAP é comum eu perguntar aos analistas funcionais de onde vem as informações de determinados processos. Também pergunto como reproduzir os cenários de negócios. Este curso me permitiu ter mais conhecimentos de como os processos estão integrados, acelerando as minhas atividades e entregas dos meus projetos.

AndreAndré Gomes, Programador ABAP

Encontrei na Evo Educação a parceria necessária para alavancar a minha carreira. O curso SAP ALL me agregou muito conhencimento. Pude entender as configurações dos módulos de FI e CO que era uma grande necessidade que eu tinha, além disso, eu não conhecia nada de SD e foi bastante esclarecedor. Recomendo este curso a todos os profissionais!

Gean Souza, Consultor SAP PP

O Curso SAP ALL me ajudou a entender diversos processos no sistema SAP, principalmente a integração existente entre os módulos. Agora com esse conhecimento eu estou apta a participar de projetos SAP, discutindo pontos estratégicos que antes eu não tinha visibilidade. Recomendo a Evo Educação, pois foi um dos meus melhores investimentos com treinamento.

Laiane Freitas, Consultora SAP

O Curso SAP ALL tem um bom conteúdo, contribui muito com conhecimentos teóricos e práticos e as aulas são bem dinâmicas. Como eu prentendo entrar no mercado de trabalho SAP, pude ter uma visão macro que hoje possuo dentro desse ambiente e pude me nortear melhor.

Thimóteo Felipe, Analista de Sistemas

Satisfação garantida

Você pode ficar 100% seguro e firme na sua decisão de aprender SAP, porque nós estamos te oferecendo 7 dias para você experimentar esse curso super prático e tirar suas próprias conclusões.

O melhor de tudo é que não existe risco algum em adquirir esse curso. Se você não ficar completamente satisfeito com o Curso SAP ALL, basta pedir seu o reembolso que nós te devolveremos todo o seu investimento, sem perguntas ou burocracia. Tudo bem?

Garantia

Faça o melhor investimento, invista na sua carreira!

Tudo o que você precisa para aprender SAP: Vídeo aulas, apostilas, e-books, exercícios, testes de conhecimento, certificado e suporte direto com o instrutor SAP!

De: R$ 1.970,00

Por: 12x R$ 149,70

comprar agora
Compra segura

Perguntas e respostas

As aulas são gravadas e estão disponíveis para você estudar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Na plataforma de ensino você tem acesso para tirar dúvidas com o instrutor ou com os outros alunos da sua turma.

São mais de 50 horas de treinamento, com mais de 50 vídeo aulas, apostilas, exercícios e testes de conhecimento.
Sim. Ao finalizar todas as aulas do curso e fazer o teste de conhecimento, o aluno recebe um certificado de participação para baixar e imprimir. A Evo Educação oferece um certificado único, desejado e reconhecido pelo mercado, respeitado em todo Brasil pela credibilidade e qualidade do nosso ensino.

Sim. Oferecemos suporte a todos os nossos alunos, tirando as dúvidas de cada aula.

O objetivo do curso é ensinar aos alunos a configurar uma nova empresa, desde o início. Para que isso seja possível é imprescindível que o aluno siga uma sequência de execução das configurações. Por exemplo, o módulo de SD não vai funcionar corretamente se os processos dos módulos de FI, CO, MM e PP não estiverem configurados. As aulas são liberadas semanalmente até a conclusão do curso.

O curso fica disponível para o aluno por 6 meses. Durante esse período o aluno pode assistir as aulas quantas vezes ele quiser. Ao fim dos seis meses o aluno deixa de ter acesso ao curso podendo renovar seu acesso novamente com 50% de desconto para o ano seguinte.

Não. Não oferecemos acesso ao sistema SAP ERP.